Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Transporte coletivo de Joinville muda bilhetagem e descontinua passe retornável a partir de maio
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Usuários terão 45 dias de transição e a primeira via do cartão será gratuita
Os usuários do transporte coletivo de Joinville devem ficar atentos: a partir de maio, o sistema de bilhetagem da cidade passa por mudanças importantes. O passe retornável começará a ser descontinuado e o Cartão Ideal assumirá como principal forma de pagamento nas linhas operadas pelas empresas Gidion e Transtusa.
Segundo a Prefeitura de Joinville, a atualização tem o objetivo de solucionar a lentidão que vem sendo registrada no sistema atual, que opera com os mesmos equipamentos há 16 anos. A previsão é que até o final de junho o equipamento antigo seja totalmente desativado e a venda do passe retornável encerrada. Quem ainda tiver créditos poderá utilizá-los normalmente até o esgotamento.
Para facilitar a adaptação, o novo e o antigo sistema funcionarão simultaneamente por 45 dias. Informações e orientações sobre o uso dos cartões serão disponibilizadas no interior dos ônibus.
Usuários que ainda não possuem o Cartão Ideal poderão emitir a primeira via gratuitamente em 2025. A emissão poderá ser feita na sede da Passebus — Rua XV de Novembro, 707, Centro — que atenderá em horário de plantão das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, a partir de 5 de maio, ou em terminais de ônibus que também contarão com atendimento presencial.
Quem preferir, a partir de junho, poderá adquirir passagens avulsas em tíquetes descartáveis com QR Code, válidos por até 72 horas após a compra. A tarifa embarcada continuará sem alterações.
A mudança tecnológica ocorre porque o sistema antigo apresentou limitações no processamento de dados, dificuldades de integração com novas tecnologias, aumento de manutenções e falta de peças de reposição. De acordo com a Prefeitura, todos os custos de atualização serão arcados pelas operadoras Gidion e Transtusa, sem impacto no valor da tarifa para os usuários.
A emissão do Cartão Ideal é gratuita e não há cobrança de taxa de administração. Além disso, o saldo e o extrato de utilização do cartão poderão ser consultados na Passebus ou nos terminais de ônibus.

Deixe seu comentário